Um mecanismo robótico baseado em inteligência artificial conseguiu sintetizar compostos aplicáveis à produção de oxigénio nas condições de Marte. A experiência bem sucedida foi realizada na Universidade de Ciência e Tecnologia da República Popular da China.
Há pouco tempo descobriu-se que em Marte existe uma grande quantidade de reservas de água em estado sólido agregado. De acordo com as suposições dos investigadores, estes gelos são bastante adequados como matérias-primas para a extração de oxigénio e, por conseguinte, para o suporte de vida de futuras missões no âmbito da exploração do Planeta Vermelho.
Os engenheiros desenvolveram um robô que sintetiza e optimiza automaticamente catalisadores para a reação de extração de O2 de formações meteóricas e locais em Marte.
O projeto está a ser implementado em várias fases: na primeira, o robot analisa a composição das rochas utilizando espetroscopia induzida por laser. De seguida, pesa o minério, prepara soluções e separa os sólidos da composição líquida.